Atrito
2019
19x19 cm
Vinil 7'' (contendo o Hino da Independência e Nacional)+lixa+linha+adesivo
No período da ditadura militar brasileira (especificamente em 1968), o Banco Real S.A., financiou e distribuiu milhares de cópias do compacto de vinil contendo os hinos da Independência e Nacional, como forma de comemoração dos 150 anos de independência do Brasil como nação.
Esse processo, faz parte de um plano de dominação e poder, desenvolvido pelos militares em parceria com o setor privado, que recorreram ao estímulo desse sentimento ufanista como modo de alienar o povo.
Passado 50 anos, é possível vermos resíduos dessa ação, pois ainda são encontradas centenas de cópias desse disco pelos sebos e lojas especializadas .
Atualmente temos um governo que recorre a essa mesma tática e procedimentos da ditadura, com a exaltação de um nacionalismo, totalmente baseado na idolatria de símbolos, porém desligados completamente da noção de Brasil como cultura e estado, um anti-nacionalismo fantasiado de fanático patriotismo.
Motivado a tensionar a ideia de “independência ou morte”, o disco foi apropriado, mas ao invés de estarem em suas capas originais com a reprodução da pintura de Pedro Américo (Independência ou morte,1888), eles se encontram dentro de um envelope construído com lixas.
O que sugere que o manuseio desgaste o disco, propiciando o apagamento gradativo dos registros ali encontrados.